Dmitri Mendeleiev resolveu ordenar os elementos químicos tão conhecidos, numa tabela, após verificar que as suas propriedades se repetiam de forma periódica.
Esta tabela de Mendeleiev tinha algumas vantagens sobre outras tabelas ou teorias antes apresentadas, mostrando semelhanças numa rede de relações horizontais, verticais e diagonais. A classificação de Mendeleiev deixava ainda espaços vazios, prevendo a descoberta de novos elementos.
A tabela de Medeleiev serviu de base para a elaboração da tabela atual que além de catalogar os 118 elementos conhecidos, fornece inúmeras informações sobre o comportamento de cada um.
Mais da metade dos elementos hoje conhecidos foram descoberto entre 1800 e 1900. Durante esse período, os químicos verificam que certos elementos apresentavam grandes semelhanças. A constatação da existência de regularidades periódicas nas propriedades físicas e químicas, aliada à necessidade de sistematizar toda a informação já disponível, levou ao desenvolvimento da chamada " Tabela periódicas dos elementos".
Os elementos encontram-se ordenados pelo seu numero atômico em sequências horizontais que se chamam de período, e ao mesmo tempo em sequência verticais que se chamas grupo ou família.
Os períodos da tabela periódica são constituídos da seguinte forma:
* O primeiro período é formado por dois elementos o hidrogênio e o hélio.
* O segundo e o terceiro contém oito elementos cada um.
* O quarto e o quinto contém 18 elementos cada um.
* O sétimo é atualmente constituído por 31 elementos.
Os grupos ou as famílias são constituídos da seguinte forma:
* O primeiro grupo é designado por grupo dos metais alcalinos
* O segundo grupo denomina-se o grupo dos metais alcalinos terrosos
* O grupo 13º é designado para a família do Boro
* O grupo 14º é designado para a família do carbono
* O grupo do 15º é designado para a família do Azoto
* O grupo do 16º é designado para a família dos calcogênios
* O grupo do 17º é designado usualmente para a família dos Halogênios
* O grupo do 18º é muito conhecido, se apresenta com a família dos gases nobres
As duas ultimas linhas da tabela são também designadas pela família dos lantanídeos e dos actinídeos.
Os elementos podem também se classificar por três categorias:
- Metais = bons condutores de eletricidade geralmente sólidos à temperatura ambiente.
- Não metais = maus condutores de calor e eletricidade, menor uniformidade nas suas propriedades do que os metais.
- Semi- metais = propriedades intermédia entre os metais e os não- metais
sábado, 29 de setembro de 2012
quinta-feira, 20 de setembro de 2012
O que é a Química?
Muitos de nós achamos um horror essa disciplina e acham que ela não será útil em nossa vida, mas ao contrario convivemos com ela todos os dias sem saber usamos ela diariamente, aqueles nomes que as professoras fazem nós aprender e dizemos: para que saber isso se nunca vou usar isso em minha vida?! pois estamos muitos enganados a química está sempre conosco quando vamos fazer uma comida usamos o ácido acético (CH3COOH) que é o vinagre conhecido popularmente, quem não gosta de um refrigerante ele é feito de ácido fosfórico (H3PO4), então vamos lá o que é a química realmente,o que é química?
É ciência que quer dizem em latin conhecimento, sendo assim, a química é o conhecimento ou a ciência que estudas as propriedades e as transformações que ocorrem na matéria e a energia ocorrida nesses processos.
Ela está presente em nosso dia a dia como exemplo nos medicamentos, nas pilhas e baterias, nos processos de corrosão etc, ela é dividida em:
Química Orgânica- ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos compostos orgânicos do carbono.
Química Inorgânica- ciência que estuda as propriedades da composição e das reações químicas dos demais elementos químicos.
Físico-Química - ciência que estuda questões químicas relacionadas a física.
Química Analítica- ciência que analisa as amostras químicas para descobrir sua composição estrutural e quantidades de elementos químicos.
Assinar:
Postagens (Atom)