quinta-feira, 23 de maio de 2013

O que é o efeito estufa?

  A presença de alguns gases na atmosfera terrestre, dióxido de carbono(CO2), vapor de água (H2O), metano(CH4), monóxido de dinitrogênio(N2O) e clorofluorocarbonos faz com que ela atue em escala global, como se fosse o telhado de uma estufa. Parte da energia proveniente do sol fica aprisionada na terra, fazendo com que a temperatura do planeta seja superior àquela esperada se tais gases não estivessem presentes na atmosfera.
  Esse processo, que contribui para o aquecimento da terra, é denominado efeito estufa, se não fosse pelo efeito estufa, na escala em que atualmente ocorre, poderia não haver vida na Terra. Sem ele, as temperaturas médias nos diversos locais do nosso planeta seriam significativamente mais baixa. Praticamente toda a água estaria congelada e não haveria possibilidade de existir vida, tal como a conhecemos.
  O clima nas diversas regiões da Terra é diretamente influenciado, portanto, pelo efeito estufa.
  Um aumento na concentração dos gases relacionados a ele implicaria elevação da temperatura média do planeta e mudanças climáticas mundiais.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

A presença dos alcenos em nossa vida

 O comporto mais simples da família dos alcenos é o eteno ou etileno ( CH2 = CH2, ele é produzido por frutos verdes e age no amadurecimento desses frutos, quando se embrulham bananas em um jornal por exemplo aprisionasse o etileno, o que acelera o amadurecimento das bananas. Imitando a natureza, muitos estabelecimentos comerciais utilizam esse gás para promover o amadurecimento rápido dos frutos.Do ponto de vista industrial e econômico, deve-se lembrar que o etileno 4º produto químico mais fabricado do mundo, perdendo apenas para o ácido sulfúrico, óxido de cálcio. O etileno é produzido principalmente pelo craqueamento da nafta resultando do refino do petróleo e do tratamento do gás natural, a maior parte do etileno é transformada em seguida em polietileno, um dos plásticos mais usados na atualidade, com o qual são fabricado os sacos para embalagens, cortinas de banheiros, toalhas de mesa, etc.
 O alceno seguinte é o propeno ou propileno (CH2=CH-CH3), que é produzido nas indústrias em grandes quantidades, e totalmente transformado no plástico denominado polipropileno  com o qual são fabricados fitilhos usados como barbantes, peças moldadas, como pára-choques de automóveis etc.
 De modo geral, falar em alcenos significa falar em indústria petroquímica, que dia a dia se torna mais importante no mundo moderno. De fato normalmente a indústria petroquímica parte da chama da nafta que é a fração de destilação do petróleo correspondente a um tipo de gasolina bruta, e, por meio do cracking e de outros processos, que transforma essa nafta em alcenos, que são, em seguida, transformados em um número enorme de produtos químicos importantes.

quinta-feira, 25 de abril de 2013

O infravermelho

 Um dos métodos mais utilizados hoje para a identificação de substâncias é a chamada espectrofotometria infravermelha, nesse caso utiliza-se a radiação infravermelha lampadas infravermelhas são usadas em fisioterapia. As substâncias, ao serem expostas ao infravermelho, absorvem ou deixam passar certas radiações, as quais são caracterizadas pelas suas frequências ou comprimento de onda, e isso pode ser medido e registrado em um aparelho chamada espectrofotômetro infravermelho. O registro que o aparelho faz automaticamente numa folha de papel, que os químicos chamam de espectro, mostra uma curva cheia de picos e estes servem para caracterizar a substância, ou seja, cada substância apresenta um espectro característico, seu e apenas seu, como a impressão digital de uma pessoa. A espectrofotometria infravermelha não serve apenas para caracterizar as substâncias, mas também dá a informações valiosas sobre sua estrutura molecular, pois as alterações energéticas que ocorrem nesse nível, em virtude da interação com a radiação infravermelha, envolvem movimentos vibratórios dos átomos dentro da molécula e de parte desta.. Assim um determinado tipo de molécula independentemente do estado em que se encontra a substância em questão, dará um certo padrão de movimento vibratório que é aquilo que o espectro registra.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Industria química, podemos viver sem ela?

  Os produtos químicos presentes hoje em todos os segmentos da indústria de transformação, na agricultura e no consumo doméstico, são obtidos principalmente a partir de matérias primas fósseis, mas insumos renováveis vêm sendo crescentemente utilizados na sua fabricação. Como a demanda de produtos químicos no Brasil tem sido cada vez mais atendida por importações a indústria química brasileira a sétima do mundo, em vendas em 2009 apresenta grande potencial de crescimento.
  A humanidade pode viver sem produtos químicos? Sim, mas a vida seria mais curta, menos saudável, menos agradável e prazerosa e mais arriscada, em resumo seria pior.
  A indústria química fabrica uma ampla lista de produtos e de matérias-primas para variados setores industriais. Entre os produtos estão os usados para proteger nossas casas (tintas), para manter a saúde de homens e animais(medicamentos e vacinas) e para obter mais e melhores alimentos (fertilizantes e defensivos agrícolas). Entre as matérias-primas destacam-se as necessárias  á fabricação de tintas (solventes, pigmentos e resinas), de medicamentos (princípios ativos, fármacos), de produtos de limpeza e cosméticos, de brinquedos e artigo de uso doméstico (polímeros como polietileno, policloreto de vinila, PVC, poliestireno), de garrafas e embalagens (politereftalato de etileno - PET) e de artigos de cama mesa banho e roupas (fibras sintéticas como, náilon, poliéster e acrílico). Outros produtos da indústria química são usados para purificar a água, para tratar efluentes domésticos e até para permitir o melhor aproveitamento da energia do Sol e dos Ventos. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Elementos Químicos presentes no corpo humano

Na atualidade, sabe-se que os elementos químicos são distribuídos em nosso corpo pela seguinte porcentagem
- Oxigênio (O)- 65% constituinte da água e das moléculas orgânicas ( que contém carbono e hidrogênio produzidos por um sistema vivo) é necessário para a respiração celular que produz trifosfato de adenosina que é uma substância química rica em muita energia.
- Carbono (C)- 18,5%  encontrado em toda molécula orgânica.
- Hidrogênio (H)- 9,5% constituição da água, de todos os alimentos  e da maior parte das moléculas orgânicas.
- Nitrogênio (N)- 3,2% componentes de todas as proteínas e ácidos nucleicos, o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico( RNA)
- Cálcio (Ca)- 1,5% contribui para a rigidez dos ossos e dentes necessário para muitos processos corporais por exemplo a coagulação sanguínea e contração muscular, ele fica na membrana e decide o que entra e sai dos ossos é encontrado nos queijos, leite, iogurte, vegetais verdes e peixes.
- Fósforo (P)- 1,0% é o guardião dos genes e forma a proteína que estoca energia no corpo componente de muitas proteínas ácidos nucleicos e trifosfato de adenosina, necessário para a estrutura normal de ossos e dentes e produção de energia encontrado em laticínios peixes, carnes vermelha e cereais integrais.
- Potássio (K)- 0,4% na forma de cátion K+ mais abundante dentro das células importante na condução de impulsos nervosos e na contração muscular, sua falta ou excesso pode fazer o coração parar, encontrado das frutas e vegetais frescos especialmente em bananas, couve, batata e pão integral.
- Enxofre (S)- 0,3% elimina metais pesados como mercúrio ou chumbo altamente prejudiciais ao organismo componente de muitas proteínas.
-Cloro- (Cl)- 0,2% o do contra neutraliza as cargas positivas dos fluídos que sempre devem ser neutros é o ânion mais abundante fora das células.
- Sódio (Na)- 0,2% é o controlador das águas mantendo o volume do sangue em circulação no organismo na forma de cátion mais abundante fora das células essencial no sangue para manter o equilíbrio das águas necessário para a condução de impulsos nervosos e contração muscular encontrado nas carnes peixes e leguminosas.
- Iodo (I)- 0,1% controla o fluxo de energia do corpo ligando-se aos hormônios produzidos pela tireoide.
- Ferro (Fe)- 0,1%  componente da hemoglobina e de algumas enzimas, capta oxigênio dos pulmões e carrega para o restante do corpo através do sangue é encontrado em carnes, aves, músculos e leguminosas.
- Magnésio (Mg)- 0,1% sem ele a ATP não poderia guardar energia das células, atua na formação de anticorpos e alívio do estresse é encontrado em cereais, soja, legumes e frutas.
- Zinco (Zn)- 0,0025% ele contribui para o gás carbônico fique no estado líquido não permitindo a entrado de gás no sangue responsável também pela cicatrização e atividade das enzimas.
- Cobalto (Co)- 0,0004% componente da vitamina B12 uma das formadoras das células vermelhas do sangue.
- Cobre (Cu)- 0,0003% não deixa você derreter pois regula a liberação de energia produzida pelo nosso organismo, produção de melanina e produção de glóbulos vermelhos do sangue encontrado no fígado legumes e frutas (pêra).
- Manganês (Mn)- 0,0001% auxilia no crescimento e ajuda o selênio a expulsar os radicais livres.
- Molibdemio (Mo)- 0,00002% cria a boa gordura e auxilia na eliminação dos radicais livres.
- Flúor (F)- 0,00001 da boas mordidas pois protege os dentes encontrado na água frutos do mar peixes e chá.
- Cromo (Cr)- 0,000003% ajuda a insulina hormônio produzido pelo pâncreas que metaboliza o açúcar  mo corpo.
- Selênio (Se)-inferior a  0,0000003 faz parte das enzimas destruidoras dos radicais livres.
- Alumínio (Al) Boro( B) Estanho (Sn) Silício( Si) e Vanádio (V) são elementos com traços em menor concentração.
Fonte Livro didático pública química vários autores pag 248