Os produtos químicos presentes hoje em todos os segmentos da indústria de transformação, na agricultura e no consumo doméstico, são obtidos principalmente a partir de matérias primas fósseis, mas insumos renováveis vêm sendo crescentemente utilizados na sua fabricação. Como a demanda de produtos químicos no Brasil tem sido cada vez mais atendida por importações a indústria química brasileira a sétima do mundo, em vendas em 2009 apresenta grande potencial de crescimento.
A humanidade pode viver sem produtos químicos? Sim, mas a vida seria mais curta, menos saudável, menos agradável e prazerosa e mais arriscada, em resumo seria pior.
A indústria química fabrica uma ampla lista de produtos e de matérias-primas para variados setores industriais. Entre os produtos estão os usados para proteger nossas casas (tintas), para manter a saúde de homens e animais(medicamentos e vacinas) e para obter mais e melhores alimentos (fertilizantes e defensivos agrícolas). Entre as matérias-primas destacam-se as necessárias á fabricação de tintas (solventes, pigmentos e resinas), de medicamentos (princípios ativos, fármacos), de produtos de limpeza e cosméticos, de brinquedos e artigo de uso doméstico (polímeros como polietileno, policloreto de vinila, PVC, poliestireno), de garrafas e embalagens (politereftalato de etileno - PET) e de artigos de cama mesa banho e roupas (fibras sintéticas como, náilon, poliéster e acrílico). Outros produtos da indústria química são usados para purificar a água, para tratar efluentes domésticos e até para permitir o melhor aproveitamento da energia do Sol e dos Ventos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário